A magia dos eclipses.

No dia 15 passado, tivemos um fenômeno celeste que sempre atraiu a atenção e interesse do ser humano desde a Antiguidade: um eclipse que, na ocasião, foi o da Lua.

Por ser um fenômeno raro de se observar em um dado local da Terra, os eclipses (do Sol de da Lua) eram associados à idéia de anunciarem grandes acontecimentos, principalmente ruins.

Um eclipse da Lua ocorre quando esta, em seu movimento em torno da Terra, atravessa a sombra do nosso planeta. Como essa sombra está sempre do lado oposto ao Sol relativamente à Terra, para haver eclipse lunar é preciso que a Terra esteja entre a Lua e o Sol e ao longo da linha reta que passa por esses dois astros.

Com essa disposição do Sol, Terra e Lua, um eclipse lunar acontece sempre na Lua Cheia. Além disso, a Lua é menor que a Terra e a sombra desta pode cobrir toda a superfície do nosso satélite. Nesse caso, temos um eclipse total. Quando, entretanto, o alinhamento entre os três astros não é exato, ocorre um eclipse parcial, no qual apenas uma parte da Lua fica coberta pela sombra da Terra.

A Terra e a Lua se movem no espaço; vista da Terra, a Lua se desloca no céu com sentido de oeste para leste, deslocando-se aproximadamente um diâmetro a cada hora. Então, quando há um eclipse lunar, a sombra da Terra atinge a Lua no seu lado voltado para o leste e a deixa pelo seu lado voltado para o oeste.

Em um ano, há pelo menos dois eclipses da Lua. Em 2011, eles ocorrem nos dias 15 de junho e 10 de Dezembro. No dia 15, o eclipse já estava em andamento quando anoiteceu em Belo Horizonte. Em dezembro ele poderá ser observado em toda a sua duração, se as condições meteorológicas o permitirem.

O eclipse da Lua é a melhor prova que podemos ter da forma redonda da Terra. Plínio, o velho (23 – 79 AD), em sua História Natural, usou o eclipse observado em 331 a.C para demonstrar este fato. (Rodrigo Tarsia)

*foto: Ener Borba

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: