Espaço TIM UFMG do Conhecimento abre Observatório Astronômico ao público nesta quinta

A partir da próxima quinta-feira , 07 de julho, o terraço astronômico do Espaço TIM UFMG do Conhecimento – Circuito Cultural Praça da Liberdade _ ficará aberto ao público das 19h às 21h30. As sessões de observação do céu por meio de telescópios serão realizadas sempre às quintas-feiras, aproveitando o horário de funcionamento estendido desse dia da semana. Às quintas-feiras, o Espaço TIM UFMG do Conhecimento abre entre 11 horas e 21 horas, com possibilidade de permanência até as 22 horas. A partir das 18 horas, haverá sessões de filmes no Planetário nos horários de 18h, 19h30 e 20h30.

Devido à capacidade do prédio, serão distribuídas senhas para 120 visitantes por sessão para observação do céu. A entrada será organizada por ordem de chegada. Na sessão da próxima quinta-feira, o planeta que estará visível é Saturno. Os outros planetas só podem ser observados durante a madrugada devido às suas posições atuais em torno do sol. As visitas serão monitoradas pela equipe de Astronomia do Espaço TIM UFMG do Conhecimento.

As sessões de observação do céu abrem uma série de atividades que o equipamento científico-cultural passará a executar na área de Astronomia até o final do ano.

Em outubro, será oferecido o primeiro curso sobre essa ciência destinado a leigos e também no segundo semestre, o Espaço TIM UFMG do Conhecimento deverá receber especialistas para falar sobre temas científicos modernos, incluindo a Astronomia,  regularmente.

A coordenação do setor de Astronomia do Espaço TIM UFMG do Conhecimento está a cargo do experiente astrofísico Rodrigo Társia que coordenou o Observatório Astronômico da Universidade Federal de Minas Gerais por 15 anos e também trabalhou cinco anos no Observatório de Paris.

Társia foi um dos cientistas que ajudaram na criação do Laboratório Nacional de Astrofísica e também professor do Departamento de Física da UFMG por mais de 40 anos. Para ele, a abertura do Espaço TIM UFMG do Conhecimento para observação dos astros agrega algumas vantagens.

“A primeira, com certeza, é a facilidade do acesso. Estamos no centro da cidade e, com isso, pessoas que nunca conseguiram ver o céu por aparelhos terão essa oportunidade. A segunda é que essas pessoas poderão obter conhecimentos sobre Astronomia já que essa ciência desperta interesse em tanta gente.

O professor acrescenta que os visitantes podem se programar para assistir a sessões de filmes no planetário antes de se dirigirem para os telescópios. “É uma boa opção sair do trabalho, relaxar assistindo a um filme no planetário e em seguida ir olhar o céu”, observa.

O Espaço TIM UFMG do Conhecimento tem como objetivo aproximar a população do conhecimento científico-cultural com o uso de recursos  tecnológicos, lúdicos e interativos. Além da UFMG e da operadora TIM, o Espaço do Conhecimento conta com a parceria do Governo de Minas.

Serviço:
Evento: Sessão de observação do céu
Local: Observatório Astronômico do Espaço TIM UFMG do Conhecimento – Praça da Liberdade s/n. Alameda da Educação – Bairro de Lourdes – BH
Data: 07 de julho de 2011 – quinta-feira
Horário: entre 19horas e 21h30

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: