A genética do povo brasileiro entra em debate.

Um dos maiores geneticistas brasileiros, o professor Sérgio Danilo Pena, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é o próximo convidado do evento Café com Conhecimento. A palestra com o título A genética do povo brasileiro será realizada no dia 20 de agosto, sábado, às 11 horas, no California Coffee, andar térreo do Espaço TIM UFMG do Conhecimento. A entrada é franca.

Há cerca de uma década, as pesquisas da equipe do professor Sérgio Pena, do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG, vêm lançando luzes sobre a identidade genética dos brasileiros e colocando abaixo alguns mitos. Um deles é de que teríamos uma ancestralidade muito heterogênea, resultado da mistura bem distribuída entre indígenas, negros e europeus.

A recente descoberta de que a ancestralidade europeia no país predomina sobre a contribuição de indígenas e africanos, aquece o debate sobre a formação da população brasileira. Afinal, a pesquisa mostra que na Bahia, por exemplo, 53% dos negros têm ancestralidade europeia. No Nordeste, em geral, essa herança predomina em 60,6% dos habitantes. No Sul, ela é de 77,7%.

Como era de se esperar, as novidades apresentadas pela investigação genética já repercutem nas discussões sobre a implementação das políticas afirmativas. Mas, como lembra o professor Pena, “as contribuições da genética nesse sentido devem ser descritivas e informativas e não normativas”. A discussão promete e todos estão convidados a participar.

Mensais – os eventos Café com Conhecimento são realizados mensalmente, desde o início deste ano, no Espaço TIM UFMG do Conhecimento, sempre com excelente receptividade do público.

Essa é uma das formas adotadas pela instituição para ampliar sua missão de divulgar o conhecimento, aproveitando tanto a localização privilegiada do museu, que facilita o acesso da população, como o dia da semana, o sábado e o horário, sempre às 11 da manhã.

No dia 03 de setembro, o palestrante será o professor Ronaldo de Noronha, do Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMG. Ele falará sobre: Quando é a arte?

O Espaço TIM UFMG do Conhecimento tem como objetivo aproximar a população do conhecimento científico com o uso de recursos  tecnológicos, lúdicos e interativos. Além da UFMG e da operadora TIM, o Espaço do Conhecimento conta com a parceria do Governo de Minas.

Serviço

Evento: Café com Conhecimento – palestra A genética do povo brasileiro, com o professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG, Sérgio Danilo Pena.

Data: 20 de agosto de 2011, às 11 horas

Local: California Coffee – andar térreo do Espaço TIM UFMG do Conhecimento – Praça da Liberdade s/n, Alameda da Educação.

Entrada Franca

Informações: 3409.8350

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: