Júpiter

O planeta Júpiter está visível durante praticamente toda a noite no mês de Outubro. Ele é o maior planeta de nosso sistema solar, sendo 11 vezes maior que a Terra e com uma massa 318 vezes maior que a de nosso planeta. Sua distância média ao Sol é de aproximadamente 780 milhões de km. Durante o mês de outubro ele estará mais próximo da Terra, a uma distância de cerca de 600 milhões de km. Essa maior proximidade com a Terra ocorre a cada 398.9 dias em média.

Júpiter possui 63 satélites, dos quais os mais importantes e famosos são Io, Europa, Ganymede e Calisto. Eles foram observados por Galileo Galilei em 7 de janeiro de 1610, sendo também os primeiros satélites (excluindo a Lua) do sistema solar a serem descobertos.

Júpiter é praticamente um planeta gasoso e, visto da Terra, seu disco apresenta várias faixas escuras e claras cinturões de Júpiter, que correspondem a movimentos de circulação de gás em sua atmosfera. Os ventos atingem velocidades da ordem de 360 km/hora. A atmosfera é composta essencialmente de cristais de amônia.

A mais interessante marca da atmosfera de Júpiter é a sua famosa grande mancha vermelha, que é uma tempestade anticiclônica estável, maior que a Terra.

A imagem acima foi obtida com o telescópio de 35 cm no ETUC, na noite de 20 de agosto passado, pelos astrônomos do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física (ICEX-UFMG), prof. Gabriel Franco e prof. João Francisco Santos. Ela mostra a grande mancha à esquerda na atmosfera de Júpiter. O ponto preto é a sombra do satélite Ganimede sobre a atmosfera; o satélite é visto em baixo e à direita na imagem.

Durante o mês de outubro, desde que as condições meteorológicas permitam, o telescópio do ETUC estará aberto ao público toda 5ª. Feira, para mostrar Júpiter.

Rodrigo Társia

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: