Biologia explica a origem da vida e abre caminho para o universo da pesquisa e da tecnologia

Na entrevista abaixo, o professor Fabrício Santos fala sobre seu trabalho de consultoria para a instalação Evolução Humana que integra a Exposição de longa duração Demasiado Humano. Segundo ele, é fundamental que os brasileiros saibam que a biologia, ao explicar a origem da vida, coloca-se na base de importantes inovações como medicamentos, vacinas ou materiais para produção de biodiesel e etanol.

 

Fabrício Santos é biólogo geneticista e doutor em bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais em Belo Horizonte, com pós-doutorado em genética evolutiva pela Universidade de Oxford, Reino Unido, e em genética antropológica pela National Geographic Society e Universidade da Pensilvania, EUA. Atualmente é Professor Titular e pesquisador na área de Genética e Evolução na UFMG.

 

A evolução biológica, tema da instalação de sua consultoria, produz especial provocação nos visitantes. Conteúdos como estes ainda são privilégio de quem cursa universidade no Brasil?

 

A evolução biológica está em todos os livros de textos de biologia do ensino médio e parte do ensino fundamental. No entanto, como boa parte dos professores não tem uma formação em Ciências Biológicas, este conteúdo é muitas vezes apresentado de forma muito superficial. Mas com certeza, na universidade, principalmente para o aluno de Ciências Biológicas é fundamental compreender a Evolução, já que é a explicação científica para origem da vida e da diversidade de espécies.

 

Qual a concepção de público visitante se levou em conta para a montagem da instalação?

 

Foi concebida para estudantes do ensino fundamental, médio e superior com curiosidade sobre a diversidade de espécies no planeta Terra. Assim foram escolhidas temáticas de interesse geral da comunidade de estudantes que pudessem ser ricamente ilustradas.

 

O que nós brasileiros desconhecemos sobre nossos ancestrais que você considera fundamental ser conhecido?

 

Que a biologia é a ciência que ao explicar a origem da vida, das espécies de micro-organismos, fauna e flora, gera conhecimento que é utilizado não só nos livros textos de biologia, mas também para criar medicamentos, antibióticos, vacinas, além de novos materiais que substituem o plástico, ou métodos para produzir Etanol e Biodiesel… Foi através do conhecimento da evolução de microrganismos e de sua distribuição no planeta Terra que descobriram, por exemplo, a localidade de poços de Petróleo como o da camada do Pré-Sal… muita gente desconhece isto.
E falando de origem do homem brasileiro que estudamos dentro do tema Evolução Humana, nosso grupo começou um trabalho no final do século XX sobre a origem do povo brasileiro, testando com a genética evolutiva as hipóteses e registros de nossos antepassados vindos da África, Europa e da América (indígenas americanos). De maneira geral, a população brasileira tem esta origem mestiça tri-híbrida, que está em todos os brasileiros (com exceção de alguns poucos descendentes só de migrantes recentes) apresentamos independente da coloração da pele. Por exemplo, em nosso grupo de estudo mesmo, a única loura era também a única com ancestralidade materna africana… No Brasil é muito mais difícil ver uma relação estreita entre cor e características externas e ancestralidade, por exemplo, alguns indivíduos que parecem mais de origem africana, geneticamente têm uma origem mais europeia do que pessoas muito brancas…
Isto foi interessante demonstrar e que temos uma exibição no Espaço sobre o tema, que somente confirma o que vários historiadores e antropólogos como Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre etc. Estas são facetas da ciência pouco conhecidas e às vezes deturpadas em alguns meios de divulgação, mas que no museu, podem ser divulgadas com transparência.

 

O Espaço TIM UFMG do Conhecimento está localizado no centro da cidade, na Praça da Liberdade. Vê alguma importância adicional na localização tendo em vista a natureza de divulgador do conhecimento deste Museu?

 

Creio que está em uma ótima localização, cercado de outros museus e opções culturais diversas. Para mim, não há melhor localização para um museu deste tamanho em BH.

3 Respostas to “Biologia explica a origem da vida e abre caminho para o universo da pesquisa e da tecnologia”

  1. KAMYLA Says:

    mUITO OBRIGADO VC ME AJUDOU MUITO NO MEU TRABALHO”

  2. edijane Says:

    fresco quem fez isso

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: