A Belo Horizonte real e a imaginária são tema de palestra no Espaço TIM UFMG do Conhecimento.

O próximo evento Café com Conhecimento, a ser realizado no Espaço TIM UFMG do Conhecimento no sábado, 29 de outubro, às 11 horas, terá o professor da UFMG João Antônio de Paula como convidado. Ele falará sobre o tema Todas as cidades: a cidade – Belo Horizonte. Segundo o professor, para além da cidade real, de pedra e cal, existe a cidade dos sonhos de seus habitantes. São esses sonhos, por sua vez, que mantêm a cidade real numa permanente construção. Manter viva a memória afetiva e imaginária que moradores e moradoras trazem de sua cidade é uma tarefa da qual não se pode recuar na visão do belo-horizontino João Antônio.

É com esse objetivo, de contribuir para o resgate da memória da cidade, que o professor ministra a palestra usando a literatura e a história como suportes. “Por meio da literatura e da história, se consegue descobrir o espírito da cidade”, assegura. De acordo com ele, Belo Horizonte foi favorecida por uma rica cobertura literária que abarca desde o início de sua história.

“O primeiro livro a se referir à cidade foi A Capital, de Avelino Fóscolo, de 1902. Depois viriam outras obras que se tornariam fundamentais para a história da cidade como O Clube dos Grafômanos, de Eduardo Frieiro, dos anos 1920. Nos anos 1930, O Amanuense Belmiro, de Cyro dos Anjos, faz referência a um funcionário público vivendo a descoberta do amor”.

O roteiro literário sobre Belo Horizonte organizado pelo professor inclui também O Encontro Marcado, de Fernando Sabino, publicado em 1956, A Festa, de Ivan Angelo, da década de 1960 e O Altar das Montanhas, de 1990, publicado por Jaime do Prado Gouveia.

Sobre uma expressão que defina a capital mineira, o professor diz que essa é uma tarefa difícil porque a cidade se mostra ambígua, enganadora, já que remete a alguma coisa que não está explícita. “Isso vem do fato de ser uma cidade que transgride as próprias leis. Foi planejada para 200 mil pessoas e hoje tem 5 milhões, contando com o crescimento do entorno”.

Com trânsito na História, Economia e Filosofia, João Antônio de Paula é doutor em História Econômica e mestre em Economia. Tem a cidade como um de seus temas de pesquisa há alguns anos. A escolha desse objeto de estudo é motivada pela capacidade da cidade de sintetizar a vida social.  “Como dizia Werner Jaeger (filósofo alemão), descrever a cidade grega é descrever o mundo grego na sua totalidade”.

Ainda sobre a palestra do próximo sábado, o professor reforça que a plateia pode se surpreender com informações inéditas sobre Belo Horizonte. “Procuro sempre mostrar algo novo em alguma apresentação. Acho que a curiosidade das pessoas merece ser atendida”, finaliza.

O Espaço TIM UFMG do Conhecimento, que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade, tem como objetivo aproximar a população do conhecimento científico com o uso de recursos tecnológicos, lúdicos e interativos. Além da UFMG e da operadora TIM, o Espaço do Conhecimento conta com a parceria do Governo de Minas e o patrocínio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).

Serviço

Evento: Café com Conhecimento – palestra Todas as cidades: a cidade – Belo Horizonte, com o professor João Antônio de Paula, da UFMG

Data: 29 de outubro de 2011

Horário: 11 horas

Local: California Coffee – andar térreo do Espaço TIM UFMG do Conhecimento – Praça da Liberdade s/n – Alameda da Educação

Entrada Franca

Informações: 3409.8350

*Foto: Foca Lisboa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: