Marcos Coimbra abre a temporada de Cafés

Marcos Coimbra faz palestra sobre as diferenças entre a percepção pública e a mídia

 

Marcos Coimbra, sociólogo e diretor do Instituto Vox Populi, é o primeiro convidado a participar da temporada 2012 do “Café com Conhecimento”. No dia 10 de março, às 11 horas, Coimbra vai falar sobre “A percepção pública e a mídia”, tendo como foco a realidade política atual do Brasil.

Para o sociólogo, as redes sociais estão proporcionando uma grande mudança no processo de formação e circulação de opiniões. “Existe uma democratização na formação de opiniões e, como consequência, a diminuição do poder da grande mídia. O eleitor não é mais passivo e rejeita as opiniões que vêm de fora para dentro”, analisa. Coimbra acredita que o maior desafio para os institutos de pesquisa é conseguir mensurar as oscilações da opinião pública nos ambientes virtuais.  Para ele, as eleições municipais deste ano serão uma nova oportunidade para constatar como se comporta a opinião pública após o gradual crescimento das redes sociais no país.

O palestrante foi professor do Departamento de Ciência Política da UFMG entre 1976 e 1990 e pesquisador do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar)  da universidade. Deixou a carreira acadêmica para se dedicar ao Vox Populi, um dos principais institutos de pesquisa do país. Atualmente, é consultor de campanhas eleitorais e de políticas públicas, além de colunista dos jornais Estado de Minas e Correio Braziliense.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: