A violência nas cidades brasileiras é tema do próximo “Café com Conhecimento”

O sociólogo Cláudio Beato é o próximo convidado do “Café com Conhecimento”, que acontece no sábado, dia 24 de março, às 11 horas, no Espaço TIM UFMG do Conhecimento, museu que faz parte do Circuito Cultural da Praça da Liberdade. Beato vai falar sobre o seu livro “Crime e cidades”, que será lançado em breve pela editora da universidade. No livro, Beato aborda o aspecto urbano da violência no Brasil, fenômeno que vem acontecendo nos últimos 30 anos. “Estamos vivendo a urbanização da violência”, afirma.

Beato, que também é coordenador geral do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da UFMG (Crisp), é pessimista ao analisar a escalada da violência no país. “A tendência é a situação não melhorar. Não existe uma política pública nacional efetiva de combate à criminalidade. Aliado a isso, vemos o crescimento da economia, que também faz com que aumente a criminalidade”, afirma.

Durante a palestra, que é gratuita e aberta ao público em geral, o sociólogo também vai abordar algumas iniciativas de combate ao crime que estão funcionando. Entre elas, Beato destaca o Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo, criado em 2002 com o objetivo de intervir na realidade social antes que o crime aconteça, diminuindo os índices de homicídios e melhorando a qualidade de vida da população. O programa é uma ação desenvolvida pelo governo do Estado em parceria com as Polícias Militar e Civil, a UFMG, o Ministério Público, o Poder Judiciário e as prefeituras municipais. Em 2011, foi citado no relatório do Banco Mundial (Bird) como iniciativa de sucesso na redução dos índices de criminalidade.

Cláudio Beato é professor titular do Departamento de Sociologia da UFMG e  consultor em diversos estados brasileiros e países da América Latina para o desenvolvimento de programas e projetos de controle e prevenção da violência.

O Espaço TIM UFMG do Conhecimento, que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade, tem como objetivo aproximar a população do conhecimento científico com o uso de recursos tecnológicos, lúdicos e interativos. Além da UFMG e da operadora TIM, o Espaço do Conhecimento conta com a parceria do Governo de Minas, o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e o patrocínio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig)

 


Evento: Café com Conhecimento – Palestra “Crime e cidades”, com o sociólogo Cláudio Beato

Data: 24 de março, sábado, às 11 horas

Local: California Coffee – andar térreo do Espaço TIM UFMG do Conhecimento – Praça da Liberdade, s/n – Alameda da Educação

Entrada Franca

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: