Déficit de atenção é tema de estreia do Café Controverso no Espaço TIM UFMG Do Conhecimento

No próximo sábado, dia 31 de março, às 11 horas, acontece o primeiro Café Controverso, evento do Espaço TIM UFMG do Conhecimento que pretende debater questões da atualidade, abrangendo temas polêmicos. “A ideia é convidar dois especialistas com perspectivas completamente diferentes sobre a questão discutida”, explica o diretor Científico e Cultural do museu, Bernardo de Oliveira.

O tema de estreia do Café Controverso é “Déficit de atenção: problema de saúde mental ou da escola?”. Os convidados são o psiquiatra José Belisário, doutor em saúde de educação e coordenador do Ambulatório de Déficit de Atenção da UFMG, e Ana Lydia Bezerra Santiago, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Psicanálise e Educação, que desenvolve pesquisa clínica e pedagógica sobre sintomas escolares, como problemas de aprendizagem e distúrbios de comportamento. O debate é aberto ao público em geral e vai interessar especialmente profissionais e estudantes da área da saúde e da educação.

José Belisário aborda o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) como um problema neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade “O que vemos são alunos sendo diagnosticados com TDAH de maneira errada. Algumas vezes, a criança apresenta os mesmos sintomas por estar estressada. A escola não é o lugar para se analisar isso. É uma questão de saúde mental e é preciso um profissional da área para se chegar a um diagnóstico correto”, explica.

No entanto, na visão de outros estudiosos, o déficit de atenção virou uma doença da moda, uma maneira corriqueira de medicar crianças e jovens que, por diversas razões, não se adaptam bem à vida escolar. Dentro dessa perspectiva, não se deveria abordar o problema do déficit de atenção como uma doença mental sem repensar as relações pessoais e as práticas escolares.

O Espaço TIM UFMG do Conhecimento, que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade, tem como objetivo aproximar a população do conhecimento científico com o uso de recursos tecnológicos, lúdicos e interativos. Além da UFMG e da operadora TIM, o Espaço do Conhecimento conta com a parceria do Governo de Minas, o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e o patrocínio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).

Image

Serviço

 

Evento: Café Controverso com José Belisário e Ana Lydia Bezerra Santiago – “Déficit de atenção: problema de saúde mental ou da escola?”.

Data: 31 de março, sábado, às 11 horas.

Local: California Coffee – andar térreo do Espaço TIM UFMG do Conhecimento – Praça da Liberdade, s/n – Alameda da Educação.

Entrada Franca

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: